_Hotinhas/

GALERIA DE ARTES UBM RECEBE EXPOSIÇÃO

A abertura da exposição “Viva o Povo Brasileiro” foi realizada na sexta-feira (11). A mostra inicia as comemorações dos 80 anos que Clécio Penedo completaria, se ainda estivesse vivo. As obras ficarão expostas ao público até o dia 21 de dezembro, na Galeria de Artes UBM Clécio Penedo, e depois seguem para o Museu Imperial, local do seu acervo.

Criadas em 1987, por encomenda da Fundação Nacional Pró-Memória, a coleção tem, de maneira irônica, no lugar de rei, valete e dama, as figuras que “davam as cartas” de verdade durante o Primeiro e Segundo Reinados. Os toques biográficos são dados através de objetos ou detalhes nas roupas ou nos complementos. A reedição do baralho ficou por conta de Bravo, coordenador de Cultura e Integração da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias do UBM.

Por causa de um imprevisto com a gráfica, o baralho não pôde ficar pronto para a abertura das homenagens, mas já está programado para o dia 14 de dezembro, no UBM, uma apresentação da obra e uma mesa redonda com o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira, a museóloga e historiadora, Solange Godoy, e seu marido, Luis Carlos Antonelli, ambos ex-diretores do Museu Histórico Nacional, o professor de arte do IFRJ – campus Volta Redonda, Ayrton Costa, e o artista e professor Ronaldo Auad. Os palestrantes vão explorar as obras do artista ao longo de sua história.

Antonieta Penedo, viúva de Clécio, esteve presente com a família durante a abertura da mostra. Também presidente do Instituto, se mostrou emocionada ao agradecer pela presença dos convidados e dizer que todo o sucesso do evento se deu ao trabalho realizado pelo artista. “Eu estou a frente do Instituto desde 2004, mas não fiz nada, tudo isso é trabalho do Clécio”. Acrescenta ainda a satisfação em ser tão bem recepcionada pelo diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira, que se prontificou em levar as obras em segurança à galeria do UBM. “Eu fui ao Museu Imperial muito receosa, achando que eles não fossem aceitar a minha proposta, mas fui muito bem recebida, eles me deram todo o respaldo”, conta.

A exposição é uma parceria entre o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, o Instituto Cultural Clécio Penedo e o Museu Imperial e apresenta obras originais da série “Baralho Imperial”, expostas pela primeira vez depois da morte de Clécio, em 2004. 

Veja outras postagens
Exposição

Acesse

Home
Fabio Soares
Prêmio Destaques Vip
HOTinhas
Click Social

Contrate

Matéria
Anúncios
Promoções
Click Social
Conteúdo Digital

Contato

+55 (24) 98104-2621
Barra Mansa - RJ
contato@fsnews.com