A era da internet se consolida de vez com o mercado de negócios digitais. Hoje, tudo se vende pela rede mundial de computadores. De curso de línguas à pizza, é possível conseguir uma variedade de serviços ao acessar um site ou aplicativo.
Ricardo Said, coordenador do MBA em Negócios Digitais do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, destaca que os investidores devem aproveitar o novo modelo. “É um mercado altamente aquecido e em crescimento. Sem dúvida, é uma tendência que oferece boas oportunidades para os empreendedores e veio para ficar”, comenta.
Muitos negócios surgem exclusivamente no mercado digital, mas há empresas físicas que tomaram novos rumos e incluíram as vendas pela internet, como é o caso de grandes magazines e redes de vendas de móveis e eletrodomésticos. “Com a evolução tecnológica em um mundo globalizado, ficar de fora dessa ‘onda’ trará uma diminuição da fatia de mercado da empresa. Não digo sentença de morte, mas uma diminuição das suas receitas e aumento dos seus custos operacionais em comparação aos seus concorrentes que mergulharam no mercado digital”, aponta.
Said comenta que, para ingressar nessa área, é preciso investir em novos modelos de gestão e que “essas inovações dão à organização ferramentas que podem gerar e gerir informações de maneira muito mais eficiente e segura, promovendo a capacidade de redução de custos”.
Para quem quer entrar na onda desse novo mercado, Said destaca que é preciso ter vontade de inovar, de empreender e criatividade para lançar um produto ou serviço que seja facilmente reconhecido pelo público. “E não se pode deixar de frisar que, para desenvolver e fortalecer tudo isso, o melhor é investir na carreira educacional por meio de uma especialização”.
Na pós-graduação do UBM, a matriz curricular conta com disciplinas que abordam plano de negócios, métricas de avaliação de mídias digitais, modelos de negócios e empreendedorismo digital e, até mesmo, conteúdos como a recente tendência de gamificação em negócios digitais.
“Este é um curso Lato Sensu inovador no Sul Fluminense e o nosso objetivo geral é formar profissionais que tenham uma visão única, inovadora, integrada e empreendedora de como os negócios digitais influenciam a gestão e os negócios das empresas inseridas em uma economia global e digital”, destaca Said.
As aulas acontecerão semanalmente aos sábados, das 8h às 17h, no Campus Cicuta. As inscrições estão abertas e a previsão do início é para março. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (24)3325-0247.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |