Dando continuidade às ações com o setor de defesa, o presidente da FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense e vice do Conselho de Defesa e Segurança da Federação, Edvaldo de Carvalho, recebeu, nas instalações do SESI/SENAI Resende, o comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), general Costa Neves, na manhã desta quarta-feira, 19 de julho. O general conheceu de perto os ambientes de aprendizagem que estimulam a utilização de ferramentas manuais e tecnológicas para solucionar problemas reais do cotidiano e da indústria.
Como parte do plano de ação da Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento da FIRJAN, desde 2016, o Conselho Empresarial da Federação no Sul Fluminense vem articulando a aproximação dos empresários da região com o setor para promover negócios e avanço tecnológico para o país. No ano passado, o Ministério da Defesa foi uma das âncoras nas rodadas de negócios realizadas na Flumisul, em Barra Mansa, e na Semana de Negócios, em Porto Real. Em junho deste ano, diversas vertentes do setor participaram de uma sessão de negócios em Barra Mansa promovida pela governança do APL Metalmecânico – formada por representantes da FIRJAN, Metalsul, Sebrae e governo do estado.
Dentre as ações prioritárias da Agenda Regional, estão a qualificação profissional, a criação de um Plano Diretor Regional, que visa a interdependência dos municípios, e a implantação do Parque Tecnológico do Sul Fluminense (PqTec Rio Sul) já contemplado pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro, cuja participação da AMAN é fundamental. “O parque trará grandes benefícios para empresas de todos os portes, visando promover a conexão entre o setor produtivo, as universidades e escolas técnicas para desenvolver inovação sem precisar sair da região”, frisa Edvaldo Carvalho.
Tecnologia na educação: O perfil profissional no mundo globalizado exige que, desde cedo, os estudantes sejam desafiados a desenvolver produtos, desde a ideia, passando pela concepção do projeto, pelo erro e pelo acerto, até chegar a uma solução inovadora, que pode até ser prototipada. Para atender esse perfil, as unidades receberam em março dois novos ambientes: o SENAI FabLab e Espaço Maker da Escola SESI. O objetivo é estimular nos futuros profissionais o empreendedorismo, a capacidade de gerenciar projetos, o pensamento crítico e o raciocínio lógico, além de despertar o interesse por ciência e tecnologia.
O SENAI Resende tem capacidade para receber 8 mil alunos por ano e conta com laboratórios de TI, Automação, Instrumentação Industrial, Pneumática e Hidráulica, além do FabLab. Conta também com uma oficina mecânica de multimarcas para aulas práticas em parceria com o Grupo PSA, Nissan e MAN Latin America, um pátio para operação de empilhadeira, além de simuladores de empilhadeira, solda, torno CNC e freso.
Já o SESI, além do Espaço Maker, conta com mais dois ambientes inteligentes equipadas com diversos recursos tecnológicos para desenvolvimento de trabalho coletivo e diferenciado: a Sala SESI Matemática e laboratório conjugado de Ciência, Física e Química. A unidade oferece também o Ensino Médio Articulado, onde o aluno tem a oportunidade de cursar o Ensino Médio na Escola SESI e, em paralelo, o Curso Técnico de Mecânica no SENAI.
Também participaram da visita ao SESI e SENAI Resende, o coordenador de gestão do conhecimento da AMAN, coronel Lopes, o coordenador de planejamento e gestão estratégica, coronel Da Cás, o comandante do Batalhão de Comando e Serviço, coronel Feres, e a gerente executivo do SESI/SENAI no Sul e Centro-Sul Fluminense, Dannielle Fonseca.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |