Trinta dias dedicados à conscientização e prevenção às mortes causadas pelos acidentes de trânsito. Assim é o Maio Amarelo, campanha de caráter universal que nasceu com o objetivo de conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro, humano e responsável. Em Barra Mansa, a campanha foi lançada em 2017 e, desde então, a Guarda Municipal vem desenvolvendo anualmente ações que visa diminuir os índices no município, envolvendo empresas e escolas, além da caminhada pelas ruas do Centro da cidade, que e este ano está prevista para o dia 16.
De acordo com o coordenador do Programa de Educação de Trânsito de Barra Mansa, o inspetor Agostinho Silva, o Brasil é o quarto pais onde há os maiores índices de morte no trânsito. “O objetivo dessa campanha é exatamente reduzir esses números. Cerca de 50 mil pessoas morrem anualmente no país vítimas de acidente automobilístico. Mesmo com a força dessa ação os números em relação ao ano passado não sofreu queda”, relatou.
Silva ainda falou sobre as principais causas de acidentes no trânsito no município. “Devido a quantidade de veículos que trafegam diariamente por toda cidade, é necessário redobrar a atenção. Mas as principais causas de acidentes com mortes são: excesso de velocidade, bebida e uso de celular no volante, respectivamente nessa ordem”, frisou o guarda.
Para o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, o Maio Amarelo é uma forma de chamar atenção para a conscientização que deve ser desenvolvida durante o ano inteiro. “Foi separado um mês para dar foco no assunto, porém ações que visem diminuir esse quantitativo são desenvolvidas todos os dias do ano. Nosso trabalho, além de monitorar o trânsito, é de reforçar a atenção do motorista para que ele não corra risco e nem ofereça as outras pessoas”, posicionou Joel.
A Guarda Municipal de Barra Mansa fez o levantamento de acidentes de trânsito no município sem vitimas. Em 2018, foram contabilizados 515 acidentes. Já em 2019, até o momento 182.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |