Depois de um enorme sucesso, a peça da “Cia. Da Ação!”, dirigida por Calé Miranda, “Ta Azor!- a lucidez de Artaud” volta ao cartaz em Resende nos días 8 e 9 de junho, no Espaço Z, com novidades no elenco. Dois atores se juntam a trupe e o ritual proposto pelo grupo agora será desenvolvido por dois homens e duas mulheres. Calé Miranda explica que a concepção agênero do espetáculo permite esse tipo de configuração. “Não é o gênero de quem interpreta aquelas personagens que importa, mas sim a intensidade com que o ator/atriz traz para si o discurso Artaudiano”, completa ele. Trata-se do mesmo espetáculo com outra densidade e intensidade. “Como trabalhamos com intérpretes-criadores cada um imprime sua verdade na cena, modificando a tensão e reconfigurando o espetáculo.”
Mônica Izidoro e Fátima Colin, atrizes da montagem original, recebem agora a companhia de Arthur Vinciprova e Julio César Pires. As apresentações em Resende são um aquecimento de turbina para a temporada de um mês que vão cumprir no Teatro Café Pequeno, no Rio de Janeiro, a partir de 21 de junho.
Artaud e seu teatro- Antonin Artaud, dramaturgo e ator francês, sempre olhou o teatro não como diversão, mas como a experiência de um “jogo profundo”, dirigido não somente aos sentidos dos espectadores, mas a “toda uma existência”. “A realidade vista ao mesmo tempo pelo direito e pelo avesso, uma alucinação escolhida como principal meio dramático.” Para Artaud o verdadeiro teatro é aquele que celebra um ritual onde todos, atores e plateia, estão compremetidos numa mesma intensidade. “Nós arriscamos nossa vida no espetáculo que acontece em cena, se não tivéssemos o sentido nítido e profundo de que uma parcela da nossa vida está empenhada em cena, não acharíamos necessário levar mais longe a experiência”.
“Ta Azor” é o espetáculo proposto pela “Cia. Da Ação!” a partir das ideias deste genial artista, onde as quatro atores celebram um ritual, hora representando o próprio Artaud e outras personagens, hora representando a si mesmos. Nesta arena preparada para repensar a vida e obra de Artaud, pretendemos comungar com a plateia toda esta intensidade a que o autor nos convida.
O senso comum olha Artaud como um louco; porém nós acreditamos nas ideias do autor e olhamos para seus escritos não como se um louco os estivesse elaborado, mas como o pensamento de uma pessoa lúcida e contemporânea, que fala para a plateia do nosso tempo. São as ideias de Artaud que defendemos e é a partir delas que construímos o nosso teatro.
SERVIÇO- Teatro do Espaço Z (Rod. Joaquim Mariano de Souza, 169 - Centro, Resende)
Dias: 08 e 09 de junho
Horario: 20h00m
Ingressos: R$20,00 e R$ 10,00 (meia entrada para estudantes, profesores e idosos)
Ingressos a venda na bilheteria do teatro a partir das 18h dos días do espetáculo.
FICHA TECNICA
Título: Ta Azor! A lucidez de Artaud
a partir de escritos de Antonin Artaud
Roteiro e encenação: Calé Miranda
Elenco: Mônica Izidoro
Fátima Colin
Arthur Vinciprova
Julio César Pires
Ambientação cênica: Calé Miranda
Iluminação: Eliza Moreira
Supervisão de iluminação: Calé Miranda
Sonoplastia: Marco Netto
Figurino: Calé Miranda
Design Gráfico: Fred Kanashiro
Fotografia: Marco Netto
Vídeo registro: Guilherme Rodrigues
Produção; Cia. Da Ação!
MAIS INFORMAÇÕES:
(24) 992273863 (WhatsApp)
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |