Depois do lançamento de “Pois é, Poesia” no mês passado com a participação ilustre de Bruno Gouveia, do Biquini Cavadão, chegou a hora da banda lançar a segunda música que fará parte do EP “Arquitetura Noturna”. Trata-se de “Parado na Esquina”, que será disponibilizada em todas as plataformas digitais nesta sexta dia 22/10/2021. A música nasceu de uma melodia que por anos ficou na cabeça do guitarrista e vocalista da banda, Figurótico, mas que não eram encontradas palavras que encaixassem na métrica embrionária. Depois de engavetada por 10 anos foi mostrada ao amigo e tecladista Dario Aragão Neto numa tentativa de se fazer um refrão em espanhol, o que chegou a ser feito. A versão em espanhol ficou pra depois, mas foi a partir desta que se desvendou o caminho para a melodia e letra finais em português.
A letra trata da grande distância que foi do último CD da banda “Nos Bastidores da Falácia” para este. Tempo em que a banda tocou como nunca (chegando a fazer 217 shows somente no ano de 2019, por exemplo). Este período sem gravações foi de busca por tais músicas, sendo desengavetadas uma a uma e recompostas a partir de 2017. As soluções iam aparecendo entre harmonias antigas nos arquivos da banda à novas letras que surgiam retratando o momento. Até se chegar à versão final foi um emaranhado de escritos, folhas e mais folhas de Word com caminhos possíveis. Ao contrário de “Pois é, Poesia” que saiu em 10 minutos, essa esperou 10 anos até ser concluída. Dessa forma assinam a faixa Figurótico, Dario Aragão Neto, Eduardo Pança e Ricardo Leitão. Dario Aragão Neto foi convidado a gravar a música tocando e fazendo o solo de sua melodia no piano, além de um órgão Hammond na base da música. Ao contrário da música anteriormente lançada, esta traz a banda com a formação completa. Com as linhas inconfundíveis do Eduardo Pança no baixo e a bateria do Paschoal Júnior num ritmo acelerado emulando em pequena dose um rockabilly, que pode tanto remeter ao sul do país como ao americano. Tudo isso adaptado à linguagem da banda, com guitarras pontuais surgindo em cada refrão em meio aos vocais.
Quando a música parece acabar surge a estrofe derradeira “fim-de-noite” escrita pelo Ricardo Leitão (parceiro também em alguns versos de “Da Terra dos Esbornes”, contida no primeiro disco da banda). Este trecho era uma das opções para o refrão, mas acabou sendo utilizada no final, representando o longo processo que foi o de feitura da música, fazendo a ligação entre o passado ao período de sua conclusão. Este segundo single será o último a ser lançado separadamente. No dia 05/11 sairá o EP completo “Arquitetura Noturna”, o terceiro trabalho cheio da banda em comemoração aos 20 anos. Os anteriores foram “Mamãe, Eu Quero Voltar no Tempo”, de 2006 e “Nos Bastidores da Falácia”, de 2012.
Este é projeto fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultura de Barra Mansa (RJ).
Link para o Pré-save: https://show.co/pTlho98
Link para a música após a meia-noite de sexta:
https://xn--figurtico-96a.hearnow.com/parado-na-esquina
A banda Figurótico é formada por:
Figurótico – guitarra, violão e voz
Eduardo Pança – baixo e vocal
Paschoal Júnior – bateria
Ficha técnica de “Parado na Esquina”:
Figurótico – violão de aço, guitarra, voz, vocais e palmas;
Eduardo Pança – contrabaixo e palmas;
Paschoal Júnior – bateria;
Dario Aragão Neto – piano e teclados.
Gravada entre fevereiro e abril de 2021, no Setas Studio, em Barra Mansa (RJ); técnico
de gravação: Setas.
Exceto a bateria, no EMESTUDIO, no Rio de Janeiro (RJ); técnico de gravação: Diogo
Macedo.
Mixado e masterizado por Diogo Macedo, no EMESTUDIO.
Letra:
Parado na Esquina
(Figurótico/ Dario Aragão Neto/ Eduardo Pança/ Ricardo Leitão)
O passado me ilumina e eu não vejo
O sol em mim
Parado na esquina de um tempo
Em que eu vivi
Palavra me escapa dos dedos
Descobri
Por mais que eu espere é só o vento
Que bate em mim
Resisti
Entreguei-me à reclusão
Para tudo disse não
Foi mais fácil prometer
Eu não fiz, mas vou fazer
Parado na esquina eu sou feliz
Pelas portas deste mundo eu peço bis
Esperando sentimentos, luz e som
Janelas transmitindo este refrão
Solo
Para tudo eu disse: não!
Para tudo eu disse: não!
Parado na esquina eu sou feliz
Pelas portas deste mundo eu peço bis
Esperando sentimentos, luz e som
Janelas transmitindo este refrão
Parado na esquina
Sou feliz
Pelas portas deste mundo eu peço bis
Esperando sentimentos, luz e som
Janelas transmitindo este refrão
Embora pudesse ser tarde
Resistiu
Nos porres, noites que ardem
Percebeu
Que a loucura na realidade só serviu
Pra trazer de volta a verdade que o pariu
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |