_Hotinhas/

IV BIENAL DO LIVRO DE VOLTA REDONDA ACONTECE EM VOLTA REDONDA

A IV Bienal do Livro de Volta Redonda começa nesta quinta-feira, dia 04 e segue até domingo, dia 07. Com o tema Periferia Conectada, a feira, realizada pelo Instituto Dagaz, destaca e põe em discussão a arte cotidiana, espalhada pelas ruas. As atrações são gratuitas e atendem a pessoas de todas as idades.

A novidade é que este ano, devido a pandemia do Covid-19, a feira será 100% virtual. A visitação acontecerá através da plataforma www.quartabienaldolivro.com.br, que  estará aberta ao acesso gratuito do público a partir do dia 04 às 16 horas com a apresentação da atriz, cantora e compositora Bia Bedran, que é reconhecida pelo seu trabalho dedicado ao público infantil como o Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura e na TV Brasil.

De acordo com a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, serão quatro dias de evento. Mas, após esse período, as obras continuarão disponíveis "on demand", ou seja, o tempo todo na plataforma digital o que o amplia a possibilidade de atingir um público maior, e dar mais visibilidade para os artistas e expositores

“Essa é a primeira feira virtual realizada na Região Sul Fluminense, é toda interativa em terceira dimensão, 360 graus, o que fornece ao público a sensação de estar mesmo visitando uma feira com estandes e salas de exibição”, explica.

Nesta edição, além dos estandes virtuais de livrarias, editoras, instituições de ensinos, de cultura e autores, que comercializarão os produtos com preços e descontos diferenciados, a bienal conta com oito salas virtuais.

Na Sala Sarau o convite é para através do olhar de 11 artistas, ver o que o que eles vêm, sentir o que eles sentem por meio da prosa, dos versos e da performance.

Na Sala Contadores de História oito artistas trazem para o público um mergulho no mundo da imaginação por meio do universo fantástico dos livros e contos infantis. São eles: Iara Lima, Fernanda Dornelas, Daise Mara, Maria Violante, Trupe Caçuá do Riso, Alana Emily, Cria Teatro, Gabriela Moura.

No espaço Sala de Escritores participam 20 autores. Além do contato com a obra literária da vitrine, o público tem a oportunidade de se aproximar do autor e compartilhar um pouco de suas particularidades, possibilitando a troca de experiências.

A Sala Palestrantes oferece um ciclo de palestras com nove artistas sobre a temática principal da Bienal “Periferia Conectada”. Por meio das experiências e Vivências de artistas que fazem a arte sobreviver, respirar e resgatar vidas dentro das comunidades como: o artista plástico Helder Holiveira, que faz do grafite sua arte, criador do projeto @fetonalata, Renata Costa Gestora na Empresa Palavralida, Secretaria executiva PMLL na empresa Nacional do Livro de Leitura, Consultora da área de Livro e Leitura na Empresa Ong Recode, firmando a nossa conectividade com a participação booktuber Gabriela Pedrão, bibliotecária da USP e doutora em Ciência da Informação UNESP.

Na Sala Artistas e Grupos o destaque é para 15 talentos da periferia que estão se conectando e conquistando as grandes cidades brasileiras, exportando cultura e sucesso. Dentre os artistas se apresentam Teatro Mágico, a cantora Karen Silva, As Matriarcas do Samba, O Circo do Macaco Prego, Toque de Dandara, As Marias da Graça, Thiago El Ninõ, Banda Cassius Clay, Daiane Landim, Cesinha, As Sublimes, Yuri Allves, Nicolas Caldas, entre outros.

A novidade é a Sala gastronomia, onde oito chefes de cozinha trazem os sabores, aromas e as delícias servidas nos botecos, das receitas de famílias e as formas de reaproveitar alimentos. Apresentando: Meméia do Jongo de Pinheiral, Marcia Fernandes, produtora do Livro A Cozinha de Quilombos, Os chefes Iana Adour, Isabela Guida, Marcelo Reis e  Fernanda da Cooperativa Arte Peixes.

A IV Bienal do Livro é uma realização do Instituto Dagaz, co-realização do Instituto São Fernando, em parceria com o Ministério da Cidadania e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio das Secretarias de Educação, de Cultura e de Economia Criativa. Apoio da Prefeitura de Volta Redonda e Fundação CSN.

A programação completa do evento se encontra nas redes sociais do Instituto Dagaz e da IV Bienal do Livro de Volta Redonda.

 

Serviço:

IV BIENAL DO LIVRO DE VOLTA REDONDA

Tema:  Periferia Conect@da

Data: 04 a 07 de novembro

Local: www.quartabienaldolivro.com.br,

Horário: 09h às 20h

Realização Instituto Dagaz

Co-realização:  Instituto São Fernando

Parcerias: Ministério da Cidadania e Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio das Secretarias de Educação, de Cultura e de Economia Criativa.  aa

Apoio: Prefeitura Municipal de Volta redonda e Fundação CSN

Sede do Dagaz:  CIEP 299 Dagaz - Rua Bartolomeu Bueno Da Ribeira Nº 0 

Santo Agostinho, Volta Redonda - RJ, 27211-290

Telefones:(24) 3027-0458 | 24 3343-5055

E-mail: institutodagaz@hotmail.com

Facebook: fb.com/institutodagaz Instagram: @institutodagaz - Twitter: @institutodagaz - Site: institutodagaz.com.br

SOBRE O INSTITUTO DAGAZ: O Instituto Dagaz é uma ONG (Organização Não Governamental) de Volta Redonda fundada em 2009. Com o principal objetivo de atender crianças e jovens, oferece aulas gratuitas de ballet, capoeira, circo, dança afro, futsal, música, rugby e teatro. Essas atividades compõem o Condomínio Cultural, sede da ONG abrigada no CIEP 299 - Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho. A localização, em uma área periférica da Cidade do Aço, é estratégica para que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso ao esporte, cultura e cidadania - descentralizando as oportunidades. Os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também fazem parte do público atendido pelo Instituto Dagaz. Graças à parceria firmada com o Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), vinculado à Secretaria de Estado de Educação RJ, a ONG leva atividades e oficinas às unidades de Volta Redonda - para internos reclusos e em semiliberdade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Com a ampliação da parceria, em março de 2019, as unidades de Barra Mansa e Resende também passam a receber projetos executados pelo Dagaz. 

 

 

Veja outras postagens
Cultura

Acesse

Home
Fabio Soares
Prêmio Destaques Vip
HOTinhas
Click Social

Contrate

Matéria
Anúncios
Promoções
Click Social
Conteúdo Digital

Contato

+55 (24) 98104-2621
Barra Mansa - RJ
contato@fsnews.com