Paraty lança no dia 3 de dezembro o Calendário Turístico e Cultural do município para 2022, com ênfase na valorização das tradições locais, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e do turismo de experiência. O objetivo é diversificar e fortalecer o turismo como base nos eixos cultura e biodiversidade, que conferiram a Paraty o título de patrimônio mundial da Unesco e nortearam a estratégia as políticas públicas de ampliação da oferta turística da cidade. A programação inclui festivais tradicionais já realizados na cidade, que trazem temáticas de cunho cultural e gastronômico, e incorpora novos eventos esportivos, que valorizam a biodiversidade local.
Além disso, as tradicionais festas religiosas retornam com eventos e celebrações públicas em 2022, depois de dois anos de restrições em razão da pandemia. É o caso da Festa do Divino, considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil. Alguns dos destaques da programação no primeiro semestre são a volta do Carnaval de rua, em fevereiro, com os tradicionais blocos paratienses, a celebração do Fest Juá, em março, e o 1º Paraty Jazz & Blues Festival, em junho.
No segundo semestre do ano, teremos o 40º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, o Festival Gastronômico e a volta dos eventos presenciais da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Entre os eventos esportivos que entram na programação de 2022 estão o X Terra, o UB 515, o One Hundred World Series e a Travessia da Serra do Mar. Além de todos os eventos do Calendário Turístico e Cultural, Paraty também terá, em 2022, um calendário específico de festejos da serra e do mar, valorizando festas e celebrações tradicionais de suas comunidades nas zonas rural e costeira.Toda semana, um evento diferente, com apelo cultural, gastronômico, esportivo ou religioso. É o calendário de 2022 abrindo as portas para retomada definitiva do turismo em Paraty.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |