_Hotinhas/

INTERVENÇÃO LUZ, COR E SOM MARCA A ABERTURA DE ATIVIDADES PRESENCIAIS NO CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN

O grupo Tambores de Aço Fundação CSN se apresentará no Centro Cultural com a intervenção Luz, Cor e Som no próximo dia 8, sexta-feira, a partir das 19h. Durante a apresentação musical do grupo, os artistas urbanos Anderson Souza, Jader Mattos e Helder Holiveira grafitarão a fachada do espaço. A ação marca o retorno das atividades presenciais no Centro Cultural, que abre suas portas para o público com uma programação mensal completa com exposições, oficinas, exibição de filmes, entre outas atividades, sempre gratuitas.

Luz, Cor e Som foi pensada num formato inédito e propõe uma experiência diferenciada para o público. A performance acontecerá na parte externa do espaço com uma iluminação especial, enquanto os Tambores de Aço apresentam um repertório inédito com músicas dos Beatles e a participação especial do cantor André Luis e Ciron Silva no violão. Anderson de Souza, Secretário de Cultura de Volta Redonda, Jader Mattos, designer e artesão, e Helder Holiveira, artista urbano e gerente de Articulação da Fundação CSN, grafitarão a fachada.

Durante a pandemia, o Centro Cultural interrompeu suas atividades presenciais e seguiu com a sua produção cultural no ambiente virtual com atividades como exposições, lives, podcasts, oficinas e webseries entre outras ações. Agora, retoma as atividades presenciais, ainda seguindo as recomendações de segurança que o momento exige. Intervenção Luz, Cor e Som é uma proposta para celebrar esse retorno tão aguardado. “Abril é sempre um mês de muitas celebrações para nós em Volta Redonda, que marca a nossa história com a cidade. Temos o aniversário de inauguração da CSN, da Fundação e também deste espaço no formato de um Centro Cultural com atividades abertas ao público. Depois de dois anos no ambiente virtual, sentimos que era necessário retomar com uma ação que provoque a reflexão de tudo que vivemos nos últimos tempos, mas também que nos faça celebrar os encontros, a arte e a vida!” comemora Giane de Carvalho, coordenadora do Centro Cultural Fundação CSN.

O Tambores de Aço fazia parte do Garoto Cidadão de Volta Redonda, em 2016 iniciou uma fase de amadurecimento, incorporando às aulas teóricas e práticas musicais outras linguagens como dança, expressão corporal e presença de palco, dando mais robustez às apresentações do grupo. Em 2021, o grupo passou por uma nova fase, tornando-se o Tambores de Aço Fundação CSN, composto por 19 músicos bolsistas, todos oriundos do Garoto Cidadão. Possui estilo próprio, com o repertório eclético, influenciado pela música brasileira, caribenha e latino americana. Para este ano, o grupo promete uma itinerância com apresentações inéditas, como esta que será realizada no dia 8. O repertório será composto exclusivamente por músicas dos Beatles acompanhado pelo cantor André Luis e Ciron Silva no violão.

Além dessas ações, serão abertas três exposições com visitação gratuitas até 27 de maio: Cerâmica da Cultura Popular - Nordeste Aqui, Exposição de fotografia Minas Pretas, Exposição Memória História Futuro e Exposição Captando o passado - a água e a CSN.

Durante o mês, o Centro Cultural Fundação CSN continuará com programação de ações comemorativas. Acesse o site www.centroculturalfcsn.org.bre veja mais informações.

Saiba mais sobre as exposições:

- Cerâmica da Cultura Popular - Nordeste Aqui por J. Borges e ceramistas brasileiros: A exposição apresenta a diversidade da cultura nordestina sob o olhar de J. Borges, artista, cordelista e poeta. Junto à sua produção teremos peças de grandes mestres da cerâmica da cultura popular como, Vitalino, Manuel Eudócio, Ana das Carrancas, Zé Caboclo, Manuel Galdino, Adalton, Luiz Antônio, seus discípulos, entre outros. A Galeria do Centro Cultural acolhe esse encontro especial, narrando o cotidiano, o cangaço, o amor, os festejos, a força e a fé do povo nordestino.

Local: Galeria

Período: 08/04 até 27/05

De segunda a sexta:  9h às 12h30 e 14h às 18h

 

- Exposição de fotografia Mina Preta: A exposição fotográfica Minas Preta é o resultado de uma parceria entre o Coletivo Mina Preta e a professora e fotógrafa, Camila Santos. Camila captou com seu olhar sensível momentos de autoestima, alegria e reflexão dessas mulheres negras, que no seu dia a dia são mães, professoras, empreendedoras e donas de uma beleza e potencialidade únicas.

Local: Sala Educativo

Período: 08/04 até 27/05

De segunda a sexta:  9h às 12h30 e 14h às 18h

 

- Memória História Futuro: A exposição MEMÓRIA HISTÓRIA FUTURO conta com fotos de J.R. Duran feitas no interior da Usina Presidente Vargas e fotos históricas do Centro de Documentação – CEDOC da CSN. A mostra fotográfica narra construção da indústria siderúrgica em Volta Redonda e representam o contraste entre a grandiosidade da estrutura da usina e do homem.

Local: Sala Tecnologia

Período: 08/04 até 27/05

De segunda a sexta:  9h às 12h30 e 14h às 18h

Disponível em nosso site www.centroculturalfcsn.org.br  


CAPTANDO O PASSADO - a água e a CSN: As impressões fotográficas apresentadas na exposição CAPTANDO O PASSADO: a água e a CSN contam a história da água durante a construção da Usina Presidente Vargas - UPV e a importância do seu papel para a formação da cidade de Volta Redonda.

Local: espaço de convivência

Período: 08/04 até 27/05

De Segunda a sexta:  9h às 12h30 e 14h às 18h

Disponível em nosso site www.captandopassado.org.br 

 

Confira outras ações da programação para o mês de abril:

- Apresentação de dança Chão de Terra com grupo Sala de Ensaio

Cine Escada: Exibição do Filme Limiar seguido por roda de conversa 

Data: 11/04 às 19h

Sala Maestro Franklin

Capacidade 60 pessoas, por ordem de chegada.

 

- Se liga no papo com Adelaide Maria Afonso Máximo e Thiago Elniño

Data: 13/04 às 18h30

Sala Maestro Franklin

Capacidade 60 pessoas, por ordem de chegada.

 

- Oficina de fotografia - Formas Orgânicas e o Meio Ambiente

Data: 18/04 às 14h

Platô

 

- Creativity Day

Data: 20/04 às 8h

Sala Maestro Franklin

Capacidade 60 pessoas, por ordem de chegada.

 

- Websérie Acervo da Rádio - Elifas Andreato

Data: 27/04 às 19h

Disponível no canal do Centro Cultural Fundação CSN no Youtube

 

- Papo Sério - Leitura sobre Tarsila do Amaral

Data: 28/04 às 19h

Disponível no canal do Centro Cultural Fundação CSN no Youtube

 

- Exposição de Fotografias - Formas Orgânicas e o Meio Ambiente

Data: 29/04 às 19h

Sobre o Centro Cultural Fundação CSN: Espaço de ações gratuitas e multidisciplinar localizado em Volta Redonda (RJ), voltado para a formação e a difusão da arte, educação e cultura. Em 2021, concentrou suas ações no ambiente virtual, realizando 213 atividades culturais com um alcance de público de 94.949 visualizações, com ações como exposições virtuais, lives, podcasts, oficinas, webseries, dentre outras ações que contemplaram manifestações da cultura popular e urbana e linguagens periféricas, pela participação de artistas e fazedores de cultura.

 

 

 

 

Veja outras postagens
Cultura

Acesse

Home
Fabio Soares
Prêmio Destaques Vip
HOTinhas
Click Social

Contrate

Matéria
Anúncios
Promoções
Click Social
Conteúdo Digital

Contato

+55 (24) 98104-2621
Barra Mansa - RJ
contato@fsnews.com