_Hotinhas/

EXPOSIÇÃO “CONSERVATÓRIA – O MEU LUGAR” VALORIZA O PATRIMÔNIO AFETIVO LOCAL

A exposição 'Conservatória - O meu lugar', mostra que faz parte do projeto cultural Vale do Café: conexões e patrimônio', realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), vai mapear locais, práticas, manifestações e um jeito de ser e viver enraizados na memória afetiva de quem tem relação com o encantador distrito de Valença, no Rio de Janeiro.

Definido como tudo aquilo que envolve a representatividade da herança cultural de uma comunidade, o conceito de patrimônio afetivo ganha força quando os moradores de uma localidade se identificam com o lugar, se apropriam dele e se sentem estimulados a preservar e contar histórias que representam as vivências e saberes que valem a pena repassar para as próximas gerações.

Por isso, o processo criativo de construção da exposição é coletivo. Se dará com pesquisas históricas e iconográficas, mas principalmente por meio das pessoas que se interessarem em participar indicando 'tesouros' em Conservatória que carregam significados especiais. Puxando o fio da lembrança, pode ser uma praça, prédio, igreja, monumento, paisagem. Ainda, uma pessoa, manifestação cultural, serenata, festa, costume, receita, lenda, história, memória com valor simbólico ou emocional.

"Conservatória conquista o coração de quem passa pelo distrito. Mas existem tesouros que vão além dos pontos turísticos e se fazem presentes na vivência dos protagonistas dessa história: as pessoas que possuem laços afetivos com a localidade. E é por meio delas que queremos mostrar o que Conservatória guarda de mais especial", diz Natale Onofre, presidente do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) e gestora executiva do projeto cultural.

Para participar, basta acessar a página institutocidadeviva.org.br/expoconservatoriaomeulugar e enviar um relato por texto, foto, vídeo e até áudio. O importante é explicar porque o que está sendo destacado é um tesouro de Conservatória. As memórias podem ser compartilhadas pelo site do projeto até o dia 31 de março.

"As cidades do Vale do Café enfrentam o desafio de preservar suas tradições e valorizar suas riquezas históricas, a fim de gerar mais desenvolvimento e promover a economia criativa através do turismo cultural. E, por meio dessa ação, reforçamos o esforço entre poder público, setor privado e sociedade civil, em busca de ideias e soluções que potencializam a cultura fluminense no interior", destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. 

"A memória possibilita ao ser humano relembrar situações vivenciadas, construir ou reconstruir passagens importantes que marcaram sua história ou a de outras pessoas. Quando compartilhamos a memória, saímos do individual para o coletivo e, assim, fortalecemos os laços de uma comunidade. É com muito prazer que o Inepac, como órgão de preservação cultural do Estado do Rio de Janeiro, apoia uma iniciativa que visa preservar e divulgar a memória de Valença", afirma Ana Cristina Carvalho, diretora do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

O projeto

A exposição 'Conservatória - O meu lugar' é uma iniciativa do projeto cultural 'Vale do Café: conexões e patrimônio' que, entre suas ações, realiza a infraestrutura para a conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em cabeamento subterrâneo em parte do Centro Histórico de Vassouras. É uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A mostra conta com a parceria técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

 

 

 

Veja outras postagens
Variedades

Acesse

Home
Fabio Soares
Prêmio Destaques Vip
HOTinhas
Click Social

Contrate

Matéria
Anúncios
Promoções
Click Social
Conteúdo Digital

Contato

+55 (24) 98104-2621
Barra Mansa - RJ
contato@fsnews.com