Em 19 de abril, celebra-se o Dia dos Povos Indígenas, uma data que não apenas homenageia as raízes históricas e culturais do povo brasileiro, mas também reforça a importância da preservação e valorização da herança cultural indígena. Para marcar essa data, o Sider Shopping se prepara para receber algumas atividades do I FESTINDÍGENA VR, o primeiro Festival da Cultura Indígena da cidade, que acontecerá entre 16 e 30 de abril de 2025, em Volta Redonda.
Selecionado no edital Projetos Livres da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o evento conta com o apoio do Governo Federal/Ministério da Cultura (MINC) e com recursos provenientes do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), reforçando seu caráter cultural e educativo. A Estação das Artes Produções, com 23 anos de história no desenvolvimento de projetos culturais, é a responsável pela realização do festival, que tem como objetivo apresentar a diversidade e a riqueza da cultura indígena, com foco nas etnias Guarani (Angra dos Reis) e Parakanã (Amazônia).
A programação do festival é variada e inclui: apresentação musical, oficinas de artesanato, vídeo-debate e exposições fotográfica e de artesanato, proporcionando ao público uma verdadeira imersão nas tradições dos povos indígenas. Entre os destaques está a exposição fotográfica "O Canto dos Parakanã", do compositor e pesquisador Sergio Vieira, que será apresentada no Sider Shopping. Com imagens e desenhos que retratam o cotidiano dos Parakanã, habitantes das aldeias Paranatinga e Maroxewara no Sul/Sudeste do Pará (Amazônia Legal), a exposição tem circulado por centros culturais, escolas e universidades de todo o país, oferecendo uma importante fonte de pesquisa sobre a sustentabilidade e as raízes culturais desses povos. A mostra ilustra a luta e a recuperação dos Parakanã, que, após décadas de contato desordenado com a sociedade brasileira e o quase extermínio na década de 70, conseguiram se reorganizar e recuperar sua autoestima, através de projetos socioambientais e culturais.
Além disso, o festival contará com a exposição e comercialização de artesanato Guarani, que é uma expressão fundamental da cultura desse povo. O artesanato, produzido de forma coletiva e tradicional pelas comunidades indígenas reflete a sabedoria, criatividade e visão de mundo dos Guarani, além de gerar renda para as famílias envolvidas. Ao mesmo tempo, contribui para a preservação das tradições e para a valorização da arte indígena, permitindo que mais pessoas conheçam e se conectem com esses saberes.
A abertura do evento, no 1º piso do Sider Shopping ao lado da Kopenhagen, ocorrerá no dia 16 de abril de 2025 às 19h30, com a exibição do curta-metragem documentário "Awaeté Parakanã, o Povo de Verdade", dirigido por Sergio Vieira. A exposição fotográfica estará disponível ao público de 16 a 30 de abril, das 10h às 21h e a exposição e comercialização do artesanato nos dias 16 e 17 de abril das 10 às 21h.
O I FESTINDÍGENA VR é uma oportunidade única para o público de Volta Redonda e região conhecer, celebrar e refletir sobre a importância da cultura indígena, fortalecendo o respeito e a preservação de suas tradições e histórias. Não perca essa chance de se conectar com um dos pilares fundamentais da identidade brasileira e fazer parte dessa celebração da diversidade e da resistência indígena.
Serviço:
Exposição Fotográfica O CANTO DOS PARAKANÃ por Sergio Vieira
De 16 a 30/04
Segunda a Sábado das 09h às 21h / Domingo das 11h às 20h
Local: 1º piso ao lado da Kopenhagen
Agendamento para escolas: (24) 98839-6834
Exposição/Comercialização de artesanato Guarani
Dias 16 e 17/04 das 10 às 21h
Local: 1º piso ao lado da Kopenhagen
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |