No dia 10 de maio, das 10h às 20h, Volta Redonda receberá a exposição "Raízes do Axé", um evento inédito que visa preservar a memória das comunidades tradicionais de terreiro, e fortalecer o reconhecimento da cultura afro-brasileira na cidade. A exposição será realizada no Terreiro de Umbanda Santo Antônio, produzida pela Mãe Vívian Werneck, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Com um acervo de objetos sagrados, documentos e fotografias dos terreiros de Umbanda mais antigos de Volta Redonda, o objetivo é conectar a história da cidade à memória e à tradição do povo de axé, garantindo a valorização e a continuidade desse legado cultural. Além da exposição principal, o evento proporcionará o conhecimento do patrimônio ambiental da casa de axé, através de visita guiada pelo Jardim dos Orixás, um espaço externo onde os visitantes poderão conhecer a vegetação sagrada, esculturas representativas dos Orixás e um grande painel de grafite, de autoria de Jader Mattos, intitulado "Tradição no futuro", que destaca a influência da cultura afroindígena nas comunidades de terreiro.
No interior do salão cultural, além do acervo exposto, será oferecida a experiência interativa "A ponte entre o barro e o aço", onde os visitantes poderão modelar argila sob a orientação da artista plástica Kátia Guimarães. A exposição "Raízes do Axé" celebra a memória, o pertencimento e a resistência cultural das comunidades de terreiro, garantindo a transmissão do conhecimento e a valorização do legado afro-brasileiro na Cidade do Aço. O evento é gratuito e aberto ao público, com acessibilidade comunicacional para PcD, com dispositivos digitais em libras e material impresso em braille.
SERVIÇO
Exposição "Raízes do Axé"
Data: 10 de maio
Horário: 10h às 20h
Local: Terreiro de Umbanda Santo Antônio - Rua José Alves Pereira, 367, Vila Mury, Volta Redonda
Entrada: Gratuita
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |