O Sistema FIRJAN, por meio do SENAI Rio e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Sul do Estado (Sipacon), inaugurou nesta quinta-feira, 24 de julho de 2014, a nova escola no Sul Fluminense voltada para o setor de panificação. O centro de treinamento, que recebeu o nome do panificador atuante mais antigo da região, Abílio Ferreira Marques, está instalado no bairro São Geraldo, em Volta Redonda, e conta com três salas de aulas, um laboratório de confeitaria e uma cozinha. Serão oferecidos cursos de qualificação de padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, ajudante de cozinha e cozinha industrial. As aulas estão previstas para começar mês que vem.
De acordo com o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o trabalho de ampliação e modernização do SENAI Escola de Panificação representa investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, e faz parte de um total de R$ 58,7 milhões investidos pelo Sistema FIRJAN no Sul Fluminense: “Essa unidade recebe o nome do nosso amigo Abílio, o empresário da panificação mais experiente dessa região, um exemplo de dignidade e de amor ao trabalho que nos dá a honra de integrar as diretorias da FIRJAN e do CIRJ”.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Sul do Estado (Sipacon), Luiz Sidrim, a escola será referência em mão de obra qualificada no setor de panificação da região. “Esse grande sonho que hoje se torna realidade começou com o nosso querido amigo Henrique Nora que concordava que nada mais justo a escola receber o nome de Abílio Ferreira Marques, o panificador mais antigo da região em atividade, que contribuiu muito com o desenvolvimento do setor no Brasil”, ressalta.
Segundo o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, a nova escola tem capacidade para receber 120 alunos por dia, e passa a oferecer os cursos de qualificação ou aperfeiçoamento profissional nas áreas de panificação, confeitaria e cozinha industrial. “Essa nova escola vai alavancar o setor de panificação da região. O atendimento antes era feito por uma unidade móvel e usávamos a padaria da Instituição Irmã Zilá. A procura foi aumentando, o trabalho se desenvolveu e os resultados apareceram”, disse.
Abílio Ferreira Marques acredita, 62 anos de atuação no ramo, acredita que a nova escola dará um grande impulso no setor de panificação da região Sul Fluminense: “Quando vim de Portugal para o Brasil ainda muito jovem, comecei trabalhando em uma padaria. É a profissão que tenho até hoje. As padarias ficam abertas o dia inteiro, inclusive domingo e feriados, para oferecer o primeiro alimento da humanidade. Quero pedir a todos os alunos que se inscreverem nessa escola de primeiro mundo que coloquem amor no que vão fazer”.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |