Barra Mansa completa 182 de emancipação em outubro deste ano. Para as comemorações, artistas de toda a região estão organizando o “Nasce uma Cidade”, um desfile cívico-cênico sobre a história da cidade. O projeto se tornou objeto de estudo de pesquisadores que lidam e cuidam do patrimônio cultural da nossa região. Trata-se do NUEPAC (Núcleo de Estudos em Patrimônio Cultural da Região do Médio Paraíba Fluminense), vinculado ao curso de graduação semipresencial em História da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O núcleo funciona no Polo de Resende, e tem como proposta central a produção de conhecimento e a construção de narrativas históricas sobre o patrimônio cultural das cidades fluminenses.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos, professora e mestra Brenda Coelho, o “Nasce”, assim como os outros grupos artísticos e culturais, representa a essência do patrimônio cultural da nossa região, uma vez que são os principais responsáveis pelas construções, reconstruções e apropriações de práticas culturais.
“Esses grupos são o patrimônio vivo dessas localidades, que fomentam os processos de identificação da sociedade com um determinado sistema cultural e com o seu território. O contato com os projetos do Coletivo Teatral Sala Preta, especialmente o Tomada Urbana e o Nasce uma Cidade, foi fundamental para que pudéssemos delinear a proposta de um núcleo de estudos e pesquisa nessa região. Cito especialmente esses dois projetos em função do caráter agregador e do diálogo direto com questões ligadas ao resgate e construção da memória”, destacou a professora.
O NUEPAC conta com 14 alunos da UNIRIO, além dos colaboradores Rafael Crooz (membro do Coletivo Teatral Sala Preta e conselheiro de Cultura de Barra Mansa), e do produtor Bravo, (membro do Sala Preta e coordenador de Cultura e Integração do UBM). O objetivo é reunir os alunos da graduação, além de pesquisadores e agentes culturais que possuam interesse no tema da preservação do patrimônio cultural da região. As reuniões acontecem aos sábados na Biblioteca Pública de Resende, cuja dinâmica se dá a partir da discussão de bibliografia interdisciplinar sobre o tema, bem como de debates sobre projetos de pesquisa e levantamentos de bens culturais da região.
A professora Brenda Coelho completou dizendo: “O núcleo foi criado em junho de 2014, a partir da identificação de uma demanda por estudos mais aprofundados sobre o tema da preservação, sobretudo, no universo acadêmico, onde ainda há uma carência de pesquisas que pensem a região do Médio Paraíba Fluminense. A ideia é uma abordagem da história local e regional a partir da concepção de espaço socialmente construído, para refletirmos sobre o patrimônio cultural e a construção das identidades culturais”, enfatizou.
A pesquisa sobre o “Nasce uma Cidade” está sendo elaborada a partir do acompanhamento semanal dos ensaios realizados na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Os membros do NUEPAC participarão da apresentação do desfile cívico-cênico pelas ruas de Barra Mansa, como espectadores, pesquisadores, observadores, sujeitos históricos e construtores da memória e da história da região do Médio Paraíba Fluminense.
Serviço:
PROJETO NASCE UMA CIDADE
Apresentações dias 11 e 18 de outubro pelas ruas de Barra Mansa.
Contato: (24) 3323 1397
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |