O desfile cênico "Nasce Uma Cidade - Cidadãos Arquitetos da Memória" foi apresentado no último sábado, 11, e contou a história de Barra Mansa por meio de seus habitantes, artistas e contorno urbano, tendo participação de cerca de 400 artistas. A apresentação teve início às 15h, no Parque Centenário (Jardim das Preguiças), com a presença de um intérprete de libras durante todo o percurso.
Este ano o “Nasce Uma Cidade” trouxe referências estéticas e conceituais dos artistas Clécio Penedo e Flávio de Carvalho, dois ícones da arte brasileira que estão profundamente ligados ao município. Ao todo foram nove cenas realizadas pelas ruas de Barra Mansa, que fez o público ficar admirado e emocionado com cada detalhe apresentado. Uma delas, intitulada Estação Memória, dando um ar nostálgico para o público, só foi realizada graças à parceria com a FCA (Ferrovia Centro Atlântica), que deu todo o apoio necessário para a construção da cena. Dentre os pontos principais o Parque Centenário, o Palácio Barão de Guapi, a Beira Rio, o Clube Municipal com uma cena surpreendente dentro da piscina, a Estação FCA e finalizando na Fazenda da Posse - primeira edificação da cidade, construída há mais de 200 anos.
O projeto é uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo, tem patrocínio do SESI e apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. Essa é a terceira edição do projeto, que foi às ruas em 2010 e 2011. Na composição do projeto, seis grupos artísticos participam. São eles: Pino Haus, Jongo de Pinheiral, Dança e Magia, Meninos do Batuque, Grupo Vocal Vozes de Ouro e Orquestra de Jazz, além da participação do artista plástico, Anderson de Souza.
O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse acompanhou de perto e falou da importância do projeto em Barra Mansa. “Eu acho que a apresentação desse ano superou as expectativa., Um trabalho muito bom, resgatando a cultura da nossa cidade, onde a história é muito bem vivida, esse ano com homenagem ao Clécio Penedo e Flávio de Carvalho, e sem dúvidas as pessoas passaram a dar valor no trabalho do Coletivo Teatral Sala Preta”, declarou ele, convidando a população que não teve a oportunidade de assistir no dia 11 para assistir no próximo sábado, dia 18.
Ana Letícia Penedo, filha de Clécio Penedo se emociona com o espetáculo: “O sala preta é um dos maiores grupos de teatro de rua, da atualidade, muito grata por terem escolhido meu pai para ser homenageado esse ano. O espetáculo foi um trabalho de pesquisa maravilhoso, e o melhor de tudo a coragem que esses artistas tiveram de expressar coisas que precisavam ser ditas”.
Também emocionada com a homenagem ao Clécio Penedo, a viúva Antonieta Penedo, fala sobre o resultado do trabalho: “O Coletivo Teatral Sala Preta me procurou para saber o que eu achava de fazermos uma parceria sobre a obra e a vida do Clécio, e desde o início achei uma ótima ideia e apoiei pois era tudo que eu estava precisando para colocar o Instituto Clécio Penedo de pé em 2014. Eles arrasaram, incrementaram a obra muito bem, em outra visão e concepção, e tenho certeza que através desse projeto muito coisa boa ainda vai surgir”.
Serviço:
Espetáculo: Nasce Uma Cidade 2014 - Cidadãos Arquitetos da Memória
Dias: 18 de Outubro
Local: Centro – Barra Mansa
Horário: 15 horas
Principais Cenas: Parque Centenário, Palácio Barão de Guapi, Beira Rio, Clube Municipal, Estação FCA e Fazenda da Posse
Gratuito
Classificação: Livre
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |