_Hotinhas/

UBM PROMOVE MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Nas próximas semanas, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – irá promover a exibição de seis filmes por meio da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. Os moradores dos bairros Centro e Paraíso de Cima, em Barra Mansa, terão a oportunidade de assistir a filmes como “Sophia” de Kennel Rógis, “Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa, “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, entre outros. A primeira exibição ocorrerá já nesta segunda-feira (16).

A programação contempla uma cinematografia de enfrentamento, cuja dimensão estética e política, forma e conteúdo, escapam à massificação das salas de cinema comerciais do país. Pensando nisso, o curso de Jornalismo do UBM inscreveu a instituição na seleção do Projeto Democratizando, parte integrante da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, para que pudesse exibir os filmes. O objetivo do projeto é ampliar o alcance da mostra ao levar sua programação a, pelo menos, mil pontos de exibição. O UBM recebeu o material preparado para que qualquer espaço possa se tornar um ponto de exibição de cinema.

“A integração da instituição e do curso de Jornalismo, em particular, com a comunidade, visa divulgar a temática dos direitos humanos, tão oportuna nesses dias atuais de intolerância e de desrespeito às diferenças”, comenta o coordenador do curso de Jornalismo, Alvaro Britto. “A universidade tem um papel fundamental na difusão da cultura de direitos humanos, e o curso de Jornalismo mais ainda, pois nele estão os futuros formadores de opinião”, emenda.

Para a realização da mostra, o UBM conta com a parceria do Instituto DAGAZ, que irá montar uma tela inflável de 8m de largura e instalação do projetor no bairro Paraíso de Cima para exibição dos títulos. Os locais para Mostra foram escolhidos cuidadosamente de acordo com a temática dos filmes. Um dos pontos de exibição, o Parque da Cidade, em Barra Mansa, por exemplo, abriga recordações da época da Ditadura. Ali funcionou o 1º BIB – Batalhão de Infantaria Blindada, de 1964 a 1973, e seguiu até o fim do século XX como área militar. Há aproximadamente 15 anos, o lugar se transformou num espaço de cultura e arte.

“A Coordenação de Cultura e Integração contribuiu para a escolha dos lugares motivada pelas organizações culturais parceiras da instituição e ainda com a produção executiva do projeto. Cada lugar receberá uma programação cuja temática se relaciona com a realidade local”, afirma o coordenador de Cultura e Integração do UBM,  Bravo, emendando que na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade, localizado no Centro de Barra Mansa, serão exibidos filmes cujas temáticas envolvem a repressão e a tortura na ditadura brasileira, como “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, e “Que Bom Te Ver Viva”, de Lúcia Murat, que conta com o depoimento da professora do UBM, Marlene Fernandes.

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

 

Confira a programação:

16/03 (Segunda-feira)

19h00 - Cabra Marcado para Morrer

Duração: 119’

Temas: UNE, Ditadura, Memória, Verdade, Democracia.

Classificação: 12 anos

Local: Tulhas do Café, Parque da Cidade (Centro)

 

18/03 (Quarta-feira)

19h00 - Que Bom Te Ver Viva

Duração: 95’

Temas: Mulher, Ditadura, Tortura.

Classificação: 16 anos

Local: Tulhas do Café, Parque da Cidade (Centro)

 

23/03 (Segunda-feira)

10h00 - Sophia 

Duração: 15’

Classificação: Livre

A Vizinha do Tigre

Duração: 95’

Temas: Negro, Violência.

Classificação: 12 anos

Local: Quadra do Ciep 486 Ada Bogato (Paraíso de Cima)

 

25/03 (Quarta-feira)

10h00 - Pelas Janelas

Duração: 35’

Temas: Doc, Cinema.

Classificação: Livre

Rio Cigano

Duração: 80’

Temas: Mulher, Infância

Classificação: 14 anos

Local: Quadra do Ciep 486 Ada Bogato (Paraíso de Cima)

 

 

Veja outras postagens
Cultura

Acesse

Home
Fabio Soares
Prêmio Destaques Vip
HOTinhas
Click Social

Contrate

Matéria
Anúncios
Promoções
Click Social
Conteúdo Digital

Contato

+55 (24) 98104-2621
Barra Mansa - RJ
contato@fsnews.com