Nas próximas semanas, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – irá promover a exibição de seis filmes por meio da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. Os moradores dos bairros Centro e Paraíso de Cima, em Barra Mansa, terão a oportunidade de assistir a filmes como “Sophia” de Kennel Rógis, “Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa, “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, entre outros. A primeira exibição ocorrerá já nesta segunda-feira (16).
A programação contempla uma cinematografia de enfrentamento, cuja dimensão estética e política, forma e conteúdo, escapam à massificação das salas de cinema comerciais do país. Pensando nisso, o curso de Jornalismo do UBM inscreveu a instituição na seleção do Projeto Democratizando, parte integrante da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, para que pudesse exibir os filmes. O objetivo do projeto é ampliar o alcance da mostra ao levar sua programação a, pelo menos, mil pontos de exibição. O UBM recebeu o material preparado para que qualquer espaço possa se tornar um ponto de exibição de cinema.
“A integração da instituição e do curso de Jornalismo, em particular, com a comunidade, visa divulgar a temática dos direitos humanos, tão oportuna nesses dias atuais de intolerância e de desrespeito às diferenças”, comenta o coordenador do curso de Jornalismo, Alvaro Britto. “A universidade tem um papel fundamental na difusão da cultura de direitos humanos, e o curso de Jornalismo mais ainda, pois nele estão os futuros formadores de opinião”, emenda.
Para a realização da mostra, o UBM conta com a parceria do Instituto DAGAZ, que irá montar uma tela inflável de 8m de largura e instalação do projetor no bairro Paraíso de Cima para exibição dos títulos. Os locais para Mostra foram escolhidos cuidadosamente de acordo com a temática dos filmes. Um dos pontos de exibição, o Parque da Cidade, em Barra Mansa, por exemplo, abriga recordações da época da Ditadura. Ali funcionou o 1º BIB – Batalhão de Infantaria Blindada, de 1964 a 1973, e seguiu até o fim do século XX como área militar. Há aproximadamente 15 anos, o lugar se transformou num espaço de cultura e arte.
“A Coordenação de Cultura e Integração contribuiu para a escolha dos lugares motivada pelas organizações culturais parceiras da instituição e ainda com a produção executiva do projeto. Cada lugar receberá uma programação cuja temática se relaciona com a realidade local”, afirma o coordenador de Cultura e Integração do UBM, Bravo, emendando que na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade, localizado no Centro de Barra Mansa, serão exibidos filmes cujas temáticas envolvem a repressão e a tortura na ditadura brasileira, como “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, e “Que Bom Te Ver Viva”, de Lúcia Murat, que conta com o depoimento da professora do UBM, Marlene Fernandes.
A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Confira a programação:
16/03 (Segunda-feira)
19h00 - Cabra Marcado para Morrer
Duração: 119’
Temas: UNE, Ditadura, Memória, Verdade, Democracia.
Classificação: 12 anos
Local: Tulhas do Café, Parque da Cidade (Centro)
18/03 (Quarta-feira)
19h00 - Que Bom Te Ver Viva
Duração: 95’
Temas: Mulher, Ditadura, Tortura.
Classificação: 16 anos
Local: Tulhas do Café, Parque da Cidade (Centro)
23/03 (Segunda-feira)
10h00 - Sophia
Duração: 15’
Classificação: Livre
A Vizinha do Tigre
Duração: 95’
Temas: Negro, Violência.
Classificação: 12 anos
Local: Quadra do Ciep 486 Ada Bogato (Paraíso de Cima)
25/03 (Quarta-feira)
10h00 - Pelas Janelas
Duração: 35’
Temas: Doc, Cinema.
Classificação: Livre
Rio Cigano
Duração: 80’
Temas: Mulher, Infância
Classificação: 14 anos
Local: Quadra do Ciep 486 Ada Bogato (Paraíso de Cima)
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |