A quarta edição do Canal Aberto, evento promovido pelo curso de Jornalismo do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – em parceria com o curso de Direito, vai tratar dos 50 anos da rede de televisão que mais tem afiliadas no território nacional, sob o tema “TV Globo 50 anos: o outro lado da notícia”. O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 7, a partir das 18h30, no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, no Campus Barra Mansa.
“Em outras edições já discutimos o estágio em Jornalismo, o Marco Civil da Internet e os cinquenta anos do Golpe Militar. Esse ano, um tema que está presente na mídia e que achamos importante é a discussão do aniversário de 50 anos da TV Globo, que com certeza é a maior empresa de comunicação do Brasil. Nossa intenção é desvendar um pouco a história oficial e abordar os aspectos desses 50 anos que não serão divulgados pela TV, mas que também marcam a história da emissora”, comentou o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Álvaro Britto.
Com o formato de programa de entrevista com auditório, o Canal Aberto receberá dois convidados. Um deles é Wadih Damous, que é o atual presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro e da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, além de advogado trabalhista e de ter atuado em sindicatos. “Como a TV Globo cresceu e se afirmou no mercado de mídia brasileiro justamente no período da Ditadura, em cumplicidade com o sistema até o final, o advogado Wadih vem trazer um pouco dessa história com seu olhar jurídico”, justificou o coordenador.
O outro convidado é o jornalista Miguel do Rosário que, há 15 anos começou a escrever sobre política para sites diversos e a partir daí começou a trabalhar com textos políticos em blogs próprios como o “Óleo do Diabo”, em 2004, e mais tarde, em 2010, no blog “O Cafezinho”. A partir de 2013, Rosário fechou parceria com Fernando Brito, dono do blog “Tijolaço”, onde passou a escrever também. “Ele foi o jornalista que revelou a questão da sonegação fiscal da Globo e poucas pessoas sabem disso”, apontou Álvaro.
O Canal Aberto será apresentado pela ex-aluna do curso, a jornalista Thaissa Costa, que já foi repórter da TV Band de Barra Mansa e produtora do Central do Brasil Produções, onde elaborou matérias para o SBT. Atualmente Thaissa trabalha na assessoria de comunicação da prefeitura de Barra Mansa. No evento, os alunos do curso de Jornalismo, além de espectadores, participarão também com um ensaio para as futuras atividades da profissão.
“A turma foi organizada em grupos para elaborar perguntas aos convidados. No final, iremos encaminhar essas questões à mediadora para simularmos uma coletiva de imprensa”, comenta a aluna do 3º período de Jornalismo, Amanda Nonato. “Considero importante o tema porque é de interesse dos alunos, já que trata da Comunicação, e também para a comunidade em geral, já que todos os dias permitimos a entrada destes conteúdos nas nossas casas através da televisão”, finaliza. O evento é gratuito e aberto ao público.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |