O projeto Nasce Uma Cidade será registrado em um livro lançado pelo SESI-Firjan. Produzido pelo Coletivo Teatral Sala Preta de Barra Mansa/RJ, o projeto "Nasce" é considerado um dos casos de sucesso que a instituição atende em todo RJ. Apoiado desde a sua primeira edição, em 2010, o projeto resulta em um desfile cênico que reafirma a memória de Barra Mansa percorrendo o circuito arquitetônico, histórico e cultural da cidade contando e recriando uma memória coletiva. Em 2014, a montagem do projeto foi feita por meio das Oficinas do SESI Cultural. A consultora em Projetos Culturais e Economia Criativa do Sesi, Eliane Costa, é a responsável pela pesquisa e publicação do livro, que foi encomendada pela Gerência de Cultura do SESI em comemoração aos 10 anos do Sesi Cultural e que também irá contar com outros projetos de sucesso do estado. A pesquisa deve estar pronta no início do 2º semestre deste ano.
Para ampliar sua pesquisa, Eliane visitou a sede do grupo idealizador, o Sala Preta, a sede do projeto, Lugar de Cultura Tulhas do Café, no Parque da Cidade, o centro da cidade e os demais os locais por onde o desfile percorre. Sua visita foi acompanhada pelo representante do Setor de Cultura do SESI, Robson Maestrelli, que confirmou a renovação de patrocínio para 2015.
Segundo Eliane, sua visita foi estimulante e acolhedora. “Minhas impressões tanto do projeto como do grupo foram as melhores que eu poderia ter. Me deparei com um grupo de jovens determinados a construir um novo imaginário, muito potente, para sua cidade, de forma colaborativa, aberta, de baixo para cima”, disse Eliane, que ainda acrescentou que o livro em comemoração aos 10 anos do SESI Cultural poderá ser lançado nos eventos de culminância dos projetos pesquisados. Em Barra Mansa, em outubro, quando o projeto Nasce Uma Cidade chega a sua culminância com o desfile-cênico.
Os demais projetos que serão pesquisados para a publicação do são: o Festival de Choro e Sanfona (Rosal), o X-Tudo (que acontece no Rio mas envolve diferentes coletivos) e o Rede Criativa Firjan (Caxias). A gerente de Cultura e Arte do Sesi-Firjan, Fabiana Scherer, fala o que motivou a pesquisa sobre o projeto Nasce Uma Cidade .“Queremos deixar registrado alguns casos de sucesso onde houve a participação do Sesi Cultural. É importante termos estes registros, muitas vezes movimentos de sucesso como o “Nasce uma Cidade” pode servir de exemplo para outras cidades que queiram desenvolver atividades artísticas e fazer uma releitura de seus espaços e cultura local. Para nós, é importante fazermos parte desta historia, disse.
A produtora do Nasce Uma Cidade, Viviane Saar, fala sobre essa parceria. “A presença de Eliane Costa em nossa sede, a escolha do projeto Nasce Uma Cidade como caso de sucesso e a renovação da parceria entre o Sala Preta e o SESI são frutos da celebração de muito trabalho, tanto do Sala Preta como também de muitos colaboradores e parceiros. Isso comprova a força que o trabalho em rede de colaboração possui, ação que é uma de nossas maiores bandeiras”, disse Viviane.
Nasce uma Cidade 2015: Este ano, o projeto Nasce Uma Cidade será uma reedição do espetáculo de 2014, com a diferença que serão 4 apresentações gratuitas nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro pelas ruas de Barra Mansa. O NASCE é realizado em parceria com o Instituto Clécio Penedo, que também recebeu a visita de Eliane Costa. As oficinas culturais que norteiam a realização do desfile do Nasce Uma Cidade, irão ter início no dia 3 de maio, às 14h, e serão realizadas no Lugar de Cultura Tulhas do Café. Serão oferecidas duas oficinas: atuação e canto, e música. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site http://salapreta.wix.com/nasce.
Eliane Costa: Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV-Rio, onde coordena o MBA de Gestão e Produção Cultural, e doutoranda na UFRJ, com pesquisa sobre cultura, território e ciberespaço. De 2003 a 2012, foi Gerente de Patrocínios da Petrobras, responsável pela política cultural da empresa. Hoje, atua como consultora, professora e palestrante nos campos da Gestão Cultural, da Cultura Digital e da Economia Criativa. É autora do livro Jangada Digital (Ed. Azougue, 2011), sobre as políticas do Ministério da Cultura, na gestão Gilberto Gil, para o cenário das redes e organizadora da coletânea De baixo para cima (Ed. Aeroplano, 2014).
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |