_Hotinhas/

PROJETO NASCE UMA CIDADE SERÁ REGISTRADO EM UM LIVRO

O projeto Nasce Uma Cidade será registrado em um livro lançado pelo SESI-Firjan. Produzido pelo Coletivo Teatral Sala Preta de Barra Mansa/RJ, o projeto "Nasce" é considerado um dos casos de sucesso que a instituição atende em todo RJ. Apoiado desde a sua primeira edição, em 2010, o projeto resulta em um desfile cênico que reafirma a memória de Barra Mansa percorrendo o circuito arquitetônico, histórico e cultural da cidade contando e recriando uma memória coletiva. Em 2014, a montagem do projeto foi feita por meio das Oficinas do SESI Cultural. A consultora em Projetos Culturais e Economia Criativa do Sesi, Eliane Costa, é a responsável pela pesquisa e publicação do livro, que foi encomendada pela Gerência de Cultura do SESI em comemoração aos 10 anos do Sesi Cultural e que também irá contar com outros projetos de sucesso do estado. A pesquisa deve estar pronta no início do 2º semestre deste ano.

Para ampliar sua pesquisa, Eliane visitou a sede do grupo idealizador, o Sala Preta, a sede do projeto, Lugar de Cultura Tulhas do Café, no Parque da Cidade, o centro da cidade e os demais os locais por onde o desfile percorre. Sua visita foi acompanhada pelo representante do Setor de Cultura do SESI, Robson Maestrelli, que confirmou a renovação de patrocínio para 2015.

Segundo Eliane, sua visita foi estimulante e acolhedora. “Minhas impressões tanto do projeto como do grupo foram as melhores que eu poderia ter. Me deparei com um grupo de jovens determinados a construir um novo imaginário, muito potente, para sua cidade, de forma colaborativa, aberta, de baixo para cima”, disse Eliane, que ainda acrescentou que o livro em comemoração aos 10 anos do SESI Cultural poderá ser lançado nos eventos de culminância dos projetos pesquisados. Em Barra Mansa, em outubro, quando o projeto Nasce Uma Cidade chega a sua culminância com o desfile-cênico.

Os demais projetos que serão pesquisados para a publicação do são: o Festival de Choro e Sanfona (Rosal), o X-Tudo (que acontece no Rio mas envolve diferentes coletivos) e o Rede Criativa Firjan (Caxias). A gerente de Cultura e Arte do Sesi-Firjan, Fabiana Scherer, fala o que motivou a pesquisa sobre o projeto Nasce Uma Cidade .“Queremos deixar registrado alguns casos de sucesso onde houve a participação do Sesi Cultural. É importante termos estes registros, muitas vezes movimentos de sucesso como o “Nasce uma Cidade” pode servir de exemplo para outras cidades que queiram desenvolver atividades artísticas e fazer uma releitura de seus espaços e cultura local. Para nós, é importante fazermos parte desta historia, disse.

A produtora do Nasce Uma Cidade, Viviane Saar, fala sobre essa parceria. “A presença de Eliane Costa em nossa sede, a escolha do projeto Nasce Uma Cidade como caso de sucesso e a renovação da parceria entre o Sala Preta e o SESI são frutos da celebração de muito trabalho, tanto do Sala Preta como também de muitos colaboradores e parceiros. Isso comprova a força que o trabalho em rede de colaboração possui, ação que é uma de nossas maiores bandeiras”, disse Viviane.

Nasce uma Cidade 2015: Este ano, o projeto Nasce Uma Cidade será uma reedição do espetáculo de 2014, com a diferença que serão 4 apresentações gratuitas nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro pelas ruas de Barra Mansa. O NASCE é realizado em parceria com o Instituto Clécio Penedo, que também recebeu a visita de Eliane Costa. As oficinas culturais que norteiam a realização do desfile do Nasce Uma Cidade, irão ter início no dia 3 de maio, às 14h, e serão realizadas no Lugar de Cultura Tulhas do Café. Serão oferecidas duas oficinas: atuação e canto, e música. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site http://salapreta.wix.com/nasce.  

Eliane Costa: Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV-Rio, onde coordena o MBA de Gestão e Produção Cultural, e doutoranda na UFRJ, com pesquisa sobre cultura, território e ciberespaço. De 2003 a 2012, foi Gerente de Patrocínios da Petrobras, responsável pela política cultural da empresa. Hoje, atua como consultora, professora e palestrante nos campos da Gestão Cultural, da Cultura Digital e da Economia Criativa. É autora do livro Jangada Digital (Ed. Azougue, 2011), sobre as políticas do Ministério da Cultura, na gestão Gilberto Gil, para o cenário das redes e organizadora da coletânea De baixo para cima (Ed. Aeroplano, 2014).

Veja outras postagens
Cultura

Acesse

Home
Fabio Soares
Prêmio Destaques Vip
HOTinhas
Click Social

Contrate

Matéria
Anúncios
Promoções
Click Social
Conteúdo Digital

Contato

+55 (24) 98104-2621
Barra Mansa - RJ
contato@fsnews.com