As exposições das obras selecionadas pelo Programa de Ocupação Artística do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – terão início nesta semana, nas Galerias de Arte UBM. A abertura da primeira mostra, intitulada “Seco”, será realizada amanhã (21), às 19h, no campus Barra Mansa. Os trabalhos foram escolhidos de acordo com as regras destacadas no edital, divulgado em março deste ano pela Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias do UBM, por meio da Coordenação de Cultura e Integração.
A exposição intitulada “Seco”, do fotógrafo André Sodré, será exibida durante aproximadamente um mês na Galeria de Arte UBM Clécio Penedo. O artista traz um ensaio reunindo 26 fotos em preto e branco de formas orgânicas secas ou em decomposição. “Mesmo com a falta das cores, e até por isso, estas imagens resguardam o olhar sobre a realidade e faz foco nos desenhos, texturas e detalhes daquilo que um dia foi. E, antes que desaparecesse por completo, está agora imortalizado num quadro em forma de fotografia”, explica. André, que já foi docente no UBM, expõe suas fotografias desde 2006 na instituição, sendo este o seu quinto trabalho exposto.
A Galeria de Arte do campus Cicuta também servirá de sede para as obras selecionadas. As pigmentações de Antônio Geraldo serão os primeiros quadros em exposição com o tema “Como Pigmentar com Elementos Naturais”. As obras são resultados do processo de oxidação que retratam composições abstratas, utilizando elementos da natureza. O artista utiliza a manipulação dos meios para construir as composições. Além das mostras, as galerias vão receber ações educativas em cada exposição. Na Galeria de Arte UBM Clécio Penedo, no campus Barra Mansa, as atividades ocorrerão às sextas-feiras, das 15h30 às 17h, e na Galeria de Arte do campus Cicuta, às quintas-feiras, no mesmo horário.
O Programa de Ocupação Artística foi lançado em março deste ano e recebeu cerca de 16 propostas. O edital previu a seleção de 10 exposições e seis obras para o acervo, mas “em contato com os inscritos, e ainda a convite direto da coordenação do Programa, a meta foi superada. Serão realizadas cinco exposições no Museu Rápido e 15 exposições nas Galerias, obras estas adquiridas para o acervo do UBM” conta o supervisor de Cultura e Integração da instituição, Bravo.
Entre os parâmetros para escolha dos artistas, além dos critérios previstos no edital, foram analisadas a capacidade de execução da proposta de acordo com o cronograma apresentado, a excelência quanto à qualidade, os objetivos, inovação, linguagem artística e o conteúdo das exposições. “Uma convocação como essa amplia as possibilidades de participação dos artistas e garante transparência na realização das atividades”, finaliza Bravo.
As exposições “Seco”, no campus Barra Mansa, e “Como Pigmentar com Elementos Naturais”, no Campus Cicuta, estarão disponíveis para visitação até o dia 26 de junho, das 14h às 21h. Para saber mais informações sobre as exposições e programas educativos o telefone de contato é (24) 3325-0262.eX
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |