No último domingo (14), alunos do 1º e 3º período do curso de Jornalismo do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – visitaram três pontos culturais da cidade de São Paulo. Acompanhados pelo coordenador do curso, professor Alvaro Britto, pela professora Beatriz Pacheco e pela coordenadora de Comunicação e Marketing da instituição, Flávia Lodron, eles estiveram no Museu da Língua Portuguesa, no Memorial da Resistência e na Pinacoteca, na Estação da Luz.
“É um verdadeiro ‘mergulho’ na história da língua portuguesa. No primeiro período, estudamos a língua como elemento de identificação cultural de um povo; assistimos a documentários que versam sobre o tema, mas no museu encontramos isso muito concretamente”, conta a professora Beatriz, responsável pelas disciplinas Estudos da Linguagem Midiática I e II e Redação e Expressão Oral.
Na Pinacoteca do Estado de São Paulo, que ocupa um lugar de destaque entre os museus de arte do Brasil, os alunos puderam conferir grandes obras. Já no Memorial da Resistência, instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil, eles puderam visitar o prédio que foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), uma das polícias mais truculentas durante o regime militar.
“Aquele lugar mexe com qualquer pessoa. Ver a situação em que os presos viviam e os relatos nas paredes foi chocante. Havia máscaras, fotos de desaparecidos e as instalações onde essas pessoas viviam no período em que eram enclausuradas”, opina a estudante do 3º período, Letícia Dantas.
As visitas técnicas fazem parte do currículo acadêmico dos alunos do UBM e estão presentes nas atividades de diversos cursos. “O objetivo é ampliar o universo histórico-cultural dos alunos, despertar a consciência cidadã e uma cultura em direitos humanos”, finaliza a professora Beatriz, referindo-se à visita do último fim de semana.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |