A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado do Rio de Janeiro – (OAB/RJ) homenageou na noite de quinta-feira (25) o Reitor do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – Dr. Leandro Álvaro Chaves com a Medalha Sobral Pinto, por seus 50 anos de profissão e também com uma placa por ter sido o primeiro presidente da subseção do município de Barra Mansa. O evento também agraciou outros profissionais como o advogado do Centro Universitário, Dr. Alexandre Chaves, que também recebeu a Medalha Sobral Pinto e a placa por ter sido presidente da OAB/BM.
A cerimônia faz parte da campanha de comemoração dos “50 anos das Subseções” e tem o objetivo de lembrar o surgimento das primeiras 13 unidades regionais de apoio ao advogado, criadas em 5 de julho de 1966, pela Resolução nº 1 da OAB/RJ visando fortalecer a advocacia no interior.
“Lembro que, na época, tínhamos muitas dificuldades em exercer a nossa profissão. Os processos demoravam a serem julgados. Como estávamos nos movimentando em associações, fomos convidados a participar da criação das primeiras subseções”, recordou Dr. Leandro.
“O documento representou um passo pioneiro e decisivo no processo de interiorização da OAB/RJ. Mesmo sob o arbítrio do regime militar, a quem não interessava a Ordem forte, a Seccional começou neste momento a ganhar capilaridade e somar força institucional. Hoje temos 63 subseções cobrindo as principais regiões do Estado”, explica o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.
Além da de Barra Mansa, as subseções de São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Nova Friburgo, Miracema, Itaperuna, Campos de Goytacazes e Teresópolis completam a relação das unidades cinquentenárias.
Sobre a Medalha Sobral Pinto: A Medalha Sobral Pinto condecora os advogados com mais de 50 anos de profissão. "Em todas as profissões , dizemos que determinada pessoa alcançou seu objetivo quando esta consegue juntar uma grande quantia em riqueza. Na advocacia não. Ela tem seu auge em homenagens como essa, em que o reconhecimento dos próprios colegas transforma esses profissionais em patrimônio histórico para toda a classe", afirma Dr. Felipe.
Heráclito Fontoura Sobral Pinto faleceu com mais de 90 anos e trabalhou até o fim de sua vida. Defensor dos direitos humanos, Sobral Pinto teve destaque como advogado de presos políticos nas ditaduras do Estado Novo e militar. Apesar de conservador em suas convicções, aceitou defender o comunista Luís Carlos Prestes.
Acesse Home Contrate Matéria Contato +55 (24) 98104-2621 |