ENTREMEIOS NA GALERIA DE ARTES DO UBM
Na segunda-feira, dia 28, às 20 horas, a Galeria de Artes do UBM – Clécio Penedo dará início a mais uma exposição. "Entremeios" vai reunir obras de seis artistas plásticos: Vanessa Gerbelli, João Bosco Millen, Cláudio Gabriel, Analu Prestes, Andrey Rossi e Alexandre Murucci. Cerca de 20 trabalhos versarão sobre momentos de vidas variados. O encontro de Vanessa Gerbelli, João Bosco Millen e Cláudio Gabriel se deu em 2013, quando juntos expuseram a "Entremeios" no Espaço Cultural Banco Central do Brasil e desta vez somam-se os artistas Analu Prestes, Andrey Rossi e Alexandre Murucci.
"A mostra 'Entremeios' na Galeria Clécio Penedo - UBM vem promover uma aproximação, dessa que é, reconhecidamente, uma das mais importantes salas de exposição do interior do Estado do Rio, com um grupo representativo da nova safra de jovens e promissores artistas brasileiros. O planejamento da mostra possui expressiva abrangência, com exposições nas duas PUC/SP, Galeria Arte Própria e, possivelmente, na galeria da escola militar do Recife, além da expo em Barra Mansa. Relacionando artistas comprometidos com uma linguagem que busca, além de uma expressão artística o envolvimento de temas sociais relevantes, a mostra pretende atrair a atenção de um público cada vez mais sensibilizado com as questões que afetam seu cotidiano", explicou Luiz Augusto Mury, curador da mostra de Barra Mansa.
As esculturas de João Bosco Millen são baseadas num estudo sobre a obra do filósofo alemão Nietzsche, principalmente do livro Aurora, que fala sobre a última vértebra do escorpião. "Minhas esculturas carregam essa visceralidade e força, são bolas de prego e de gilete, que levantam essa impressão com marcas de corpos, especialmente sobre a dor por meio da filosofia", disse Millen.
Em suas obras, Vanessa Gerbelli conta na arte as experiências vividas por ela na profissão. Os quadros revelam elementos envolvidos no mundo da fama. A artista iniciou seus estudos de Belas Artes em 1991, na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Formou-se em Bacharelado em Pintura, mas também fez aulas de escultura com Mestre Di Grado, diretor da faculdade, por um ano. Desde então concilia a carreira de artista plástica com a de atriz.
Já o artista Cláudio Gabriel traça sua interpretação mais profunda. O também ator é artista plástico desde 2010, quando começou a se aprofundar nos estudos de pintura contemporânea, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Desde então, participa de salões e exposições.
Os novos convidados para exposição são Analu Prestes, Andrey Rossi e Alexandre Murucci. Analu apresenta pequenos vestidos cuidadosamente emoldurados feitos com as páginas do diário. O trabalho é inspirado em um diário da mãe da artista. "Minha vontade é dar outra vida para essas lembranças, para estas memórias. São Cartas de amor, cartas de amigos, e que agora estão preservadas com significados diferentes". A artista conheceu João Bosco na Dona Coisa, uma galeria de design multimarcas na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico – Rio de Janeiro. Os artistas já participam juntos de algumas exposições coletivas.
Andrey Rossi é natural de Porto Ferreira, interior de São Paulo. O artista apresenta nesta exposição parte de duas séries: "HIBRIDUS" e "CANTOS". "Elas têm uma relação muito próxima, apesar de não serem no mesmo suporte. Uma é trabalhada em lonas de caminhão e a outra é sobre madeira. Ambas são compostas por meio da ação pictórica do tempo sobre os materiais, e causam uma estética próxima ao grotesco", explicou o artista.
Alexandre Murucci tem formação em arquitetura e é diretor de arte e cenógrafo. Desde o final dos anos 90 retornou para sua produção em arte, após ter se dedicado ao teatro, cinema e design. A partir disso, trabalhou com "Magritte Antropofágico", uma imagem macunaimica de uma Índia transar-genérica, que discursava com o surrealismo das relações público/privado do acesso à arte e cultura no Brasil, confirmam seu posicionamento político, como tema prioritário.
Serviço:
A exposição ficará aberta para visitação de graça até o dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30min.