ORQUESTRA SINFÔNICA COMEMORA 10 ANOS EM NOITE ESPECIAL
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa reuniu no concerto de terça-feira, 15 de setembro, na Igreja Matriz de São Sebastião, autoridades, patrocinadores, professores master, músicos convidados e o público, que sempre a incentivou, para comemorar seus dez anos. Todos os presentes fazem parte destes dez anos de história e se emocionaram com um concerto em que os músicos se entregaram de corpo e alma para executar uma das obras mais complexas compostas para orquestra, a Sinfonia nº 1, de Gustav Mahler.
O concerto teve início com a Sonata para Trombone e Orquestra, de Alexandre Schubert. O compositor também prestigiou a orquestra em seu concerto comemorativo. A obra teve a participação do trombonista João Luiz Areias, também professor master da orquestra.
O superintendente da Fundação de Cultura, representando a Prefeitura Municipal, mantenedora da OSBM, ressaltou a importância da Orquestra para a cultura de Barra Mansa. O produtor executivo da OSBM, André Oliveira, destacou o trabalho exercido por todos os profissionais da orquestra e do projeto, da qual faz parte, para que ela chegasse aos dez anos, com todo sucesso e relevância musical.
Para o diretor executivo da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que administra o Projeto Música nas Escolas e a OSBM, Rubem do Nascimento Giranda, a obstinação de seus fundadores foi fundamental para o desenvolvimento do projeto:
-O projeto começou atendendo 600 alunos, atualmente atende cerca de 20.000 alunos com ensino de música. Isso é muito importante para a cidade e se deve muito a determinação do fundador do projeto, hoje diretor artístico, Vantoil de Souza. Temos grandes desafios, mas eles nos impulsionam a seguir adiante – afirmou Rubem Giranda.
Ao iniciar a Sinfonia nº 1 de Mahler, o maestro convidado da noite, Marcos Arakaki, falou sobre a complexidade de execução da obra:
-O Projeto Música nas Escolas é um importante multiplicador da música de qualidade em Barra Mansa. Em minhas viagens pelo Brasil, já regi orquestras em mais de 500 municípios e garanto que menos de 40 destas orquestras poderiam executar com perfeição esta sinfonia, como a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa vai fazer para vocês agora. Apreciem este momento! – destacou o maestro.
A orquestra foi intensamente aplaudida pelo público presente ao concerto, que vibrou com a forma intensa com que os músicos executaram a Sinfonia de Mahler, em um final apoteótico. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.