PRIMEIRA FEIRA DO LIVRO SERÁ REALIZADA EM RESENDE
A Agência Look Mídia com o incentivo da Unimed e do apoio da Prefeitura Municipal de Resende tem a honra de apresentar a FLIR, primeira Feira do Livro de Resende. Realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho no parque de exposições de Resende das 10h às 20h com estacionamento e entrada gratuitos, o evento contará a participação da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) contando sua história e com mais de 30 expositores, entre editoras e livrarias, os quais oferecerão livros com grandes descontos. Teremos ainda diversas atrações, como o espaço da criança, com contação de histórias, leitura em grupo e brincadeiras; o palco cultural, com apresentações da cultura popular relacionados com a literatura como sarau, teatro, música e dança; o auditório literário, onde ocorrerão palestras, oficinas e mesas de debates e o espaço do escritor, destinado principalmente para escritores da região divulgarem os seus livros, realizando lançamentos e sessão de autógrafos; ônibus biblioteca, com teatro de fantoches, contação de histórias e biblioteca no interior do ônibus. Além disso, haverá uma exposição do patrono do evento, Macedo Miranda, homenageado pela sua história como grande escritor fluminense que melhor retratou o Vale do Paraíba no momento após o declínio do café, entre outras conquistas desse famoso escritor Resendense.
A FLIR, feira do livro de Resende, também contará com mais de 60 escritores e com 4 convidados especiais de grande renome nacional, que farão encontros com o público. Serão eles:
- Pedro Gabriel, formado em publicidade e propaganda pela ESPM-RJ e criador do livro “Eu me chamo Antônio”, conhecido principalmente pelo compartilhamento na internet do que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites no Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda.
- Léo Cunha, escritor, tradutor e jornalista. Publicou mais de 50 livros infantis e juvenis, livros de crônicas e diversas traduções. Recebeu os principais prêmios brasileiros voltados para a literatura infantil: Prêmio Nestlé, Jabuti, João de Barro, FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Concurso de Histórias Infantis do Paraná. Diversos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Como professor de Jornalismo, foi um dos vencedores do projeto Rumos Itaú Cultural, na categoria Jornalismo Cultural, em 2009. É membro fundador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ), na qual já ocupou o cargo de secretário-geral.
- Elisa Lucinda, poeta, atriz, jornalista, cantora, fundadora da casa-poema – instituição socioeducativa. A artista foi um dos recipientes do Troféu Raça Negra 2010 em sua 8ª edição, na categoria Teatro. Considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira. “A menina transparente”, poema que marca sua estreia na literatura infantil, recebeu Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Reconhecida pela sua literatura poética (“O semelhante”, “Eu Te Amo e Suas Estreias”, os infantis “A menina transparente”, “Lili a rainha das escolhas”, “O órfão famoso”, “O menino inesperado” e seus mais recentes livros “Cinquenta poemas escolhidos pelo autor”, “Contos de Vista” e seu mais novo livro “A Fúria da Beleza”), além de conhecida pelos seus inúmeros espetáculos e recitais em empresas, teatros e escolas de todo o Brasil. Lucinda é admirada pela marca inconfundível de seu trabalho como atriz de telenovelas na Rede Globo, como Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida, Insensato Coração e Aquele Beijo.
- Roseana Murray, graduada em Literatura e Língua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa), publicou seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Tem dois livros traduzidos no México (Casas, ed. Formato e Três Velhinhas tão velhinhas, ed. Miguilim/ Ibeppe). Seus poemas estão em antologias na Espanha. Tem poemas traduzidos em seis línguas (in Um Deus para 2000, Juan Arias, ed. Desclée e Maria, esta grande desconhecida, Juan Arias, ed. Maeva.). Recebeu o Prêmio - O Melhor de Poesia da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1994 (Tantos Medos e Outras Coragens, ed. FTD), 1997 (Receitas de Olhar, ed. FTD) e em 2013 Diário da Montanha (ed. Manati). Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios (ed. FTD, SP). Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens tendo recebido seu diploma em Sevilha, Espanha. Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins (ed. Manati, RJ) como o melhor livro infantil do ano. Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura.
A expectativa dos organizadores é estimular uma corrente “artística-literária” na nossa região, fazendo despertar mais escritores e artistas e colocar a cidade de Resende como um ponto cultural, fazendo um trabalho que marcará ainda mais a nossa história. “É importante destacar que o nosso objetivo principal é democratizar o acesso ao livro e a literatura, assim podemos fomentar a leitura, a arte e a cultura da nossa região”, explica Amanda Elias, organizadora do evento.
A programação completa e as inscrições para o auditório literário e para as excursões de escolas, que serão limitadas, estão no site: www.feiradolivroderesende.com.
Uma realização e produção da Look Mídia.
Mais informações: (24) 3355-0066 / 3354-0989
contato@lookmidia.com.br
www.feiradolivroderesende.com
www.facebook.com/feiradolivroderesende
Assessoria de Imprensa: amandaeliasp@yahoo.com.br (24) 981573041