MÚSICA CONTEMPORÂNEA É TEMA DE CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa mais uma vez se apresenta em um dos importantes palcos do cenário da música clássica brasileira. Neste sábado, dia 25, às 20 horas, a OSBM realiza o concerto “A Música Contemporânea”, fechando a Série Sala de Música da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
O concerto terá a regência do maestro Daniel Guedes e solos dos pianistas Diego Guedes e Aleyson Scopel. No programa, as obras “West Side Story”, de Leonard Bernstein, “Toccata para Piano e Orquestra”, de Edino Krieger, “Concertino para Piano e Orquestra de Corda”, de Ronaldo Miranda, e “Suíte No 2, Pernambucana”, de César Guerra-Peixe.
Com a Série Sala de Música, ao longo desse ano, a Sala Cecília Meireles homenageou Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms e vários compositores modernos, encerrando com o concerto apresentado pela OSBM. Ele será integralmente dedicado à produção de compositores contemporâneos, em especial de autores brasileiros.
Para o diretor artístico da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Vantoil de Souza, nesse concerto o público terá a oportunidade de apreciar excelentes obras, com destaque para os compositores brasileiros. “A produção de música clássica em nosso país é bastante rica e essa é uma ótima oportunidade para o público apreciar uma música feita e executada com qualidade”, destacou ele.
O repertório será aberto com “West Side Story”, de Leonard Bernstein (morto em 1990), considerado como um dos maiores compositores dos Estados Unidos, tendo escrito tanto para pequenos grupos quanto para orquestras sinfônicas. Dentre suas obras mais conhecidas, além do musical “West Side Sotry”, estão a opereta “Candide” e o balé “Fancy Free”.
Edino Kriger, autor de “Toccata para Piano e Orquestra”, é um dos mais destacados compositores brasileiros contemporâneos. Escreveu importantes obras de câmara, para orquestras e oratórios, além de ter sido responsável por trilhas de cinema e teatro, e tem uma carreira reconhecida no Brasil e no exterior.
Ronaldo Miranda, compositor de “Concertino para Piano e Orquestra de Corda”, tem entre seus trabalhos uma variedade de obras para as mais diversas formações, que inclui óperas, música de câmara e composições para solistas.
Encerrando o programa, a OSBM apresentará “Suíte No 2, Pernambucana”, de César Guerra Peixe (morto em 1993). Participante ativo dos movimentos culturais de sua época, este compositor foi um cuidadoso pesquisador da música folclórica brasileira e compôs trilhas sonoras para filmes e obras sinfônicas, assim como músicas de câmara e um vasto volume de peças para piano e outros instrumentos.
Alexandre Martins, presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, falou sobre a atuação da OSBM. “A orquestra esteve no primeiro semestre na Sala Cecília Meireles e agora volta para encerrar essa série, tendo ainda mais uma apresentação em dezembro. Com certeza ficamos muito felizes e orgulhosos em vê-la subindo em palcos tão relevantes no cenário da música clássica”, ressaltou Martins.
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, também falou sobre a apresentação da orquestra. “É um orgulho para nós, de Barra Mansa, vermos a Orquestra Sinfônica de nossa cidade tocar num espaço cultural como a Sala Cecília Meireles. Estive no concerto que a OSBM apresentou no Theatro Municipal e é realmente um espetáculo muito bonito. E tudo isso é fruto do trabalho que começou no Projeto Música nas Escolas, que revela os talentos de Barra Mansa”, ressaltou Drable.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é mantida pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e pela Prefeitura de Barra Mansa, com patrocínio da CCR Nova Dutra e Ministério da Cultura, e apoio da Saint Gobain.
SERVIÇO:
Concerto “A Música Contemporânea”
Dia: 25 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47, Centro-RJ)
Ingresso: R$ 40 (disponível na bilheteria, das 13h até o início da apresentação, ou no site www.ingressorapido.com.br)