OFICINA SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DE BARRA MANSA GRATUITAMENTE
Subsidiar as discussões sobre a preservação do patrimônio cultural de Barra Mansa. Esse é o objetivo da Oficina sobre Políticas Públicas para a Preservação do Patrimônio Cultural de Barra Mansa, que será realizada na próxima quinta-feira, 26, das 13h30 às 17h30, na Sala de Espetáculos Lourdinha Chesse, mais conhecida como Tulhas do Café, no Parque da Cidade.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, por meio da Comissão de Revisão do Plano Diretor de Barra Mansa, em parceria com o Núcleo de Estudos em Patrimônio Cultural da Região do Médio Paraíba Fluminense (Nuepac), do curso de História da UNIRIO (Polo de Resende) e tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura e de organizações não governamentais, como a Associação Coletivo Teatral Sala Preta, a Academia Barramansense de História e o Centro Universitário de Barra Mansa.
Para debater os temas acerca do assunto, foram convidados profissionais com conhecimento nas áreas de arquitetura e urbanismo, história e patrimônio. Para participarem da oficina, estão convidados os alunos do curso de história da UNIRIO (Polo Resende), o Conselho Municipal de Cultura, o Conselho da Cidade, a Fundação de Cultura de Barra Mansa, artistas, fazedores de cultura, organizações não governamentais, associações artísticas, associações de moradores, escolas, professores, e toda população interessada. A oficina será aberta e gratuita.
Segundo a historiadora e coordenadora do Nuepac, professora Brenda Coelho, “o encontro pretende contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, produção de conhecimento na área e formação de uma rede colaborativa de pesquisadores, profissionais e instituições”.
O arquiteto da Secretaria de Planejamento Urbano e membro da Comissão de Revisão do Plano Diretor, José Roberto Gomes, ressalta “a lei federal nº 10.257, do Estatuto da Cidade, que diz que os planos diretores devem, obrigatoriamente, serem revistos no máximo a cada dez anos”. Neste sentido, o Conselho da Cidade de Barra Mansa que reúne paritariamente representantes da sociedade política e da sociedade civil, representados por entidades eleitas em conferências municipais, vem debatendo os diversos aspectos de política urbana de Barra Mansa, as quais compõem a lei complementar do plano diretor, elaborado em 2006.
O Secretário Municipal de Planejamento Urbana, Ronaldo Alves, destacou o impacto dessas discussões ocorrerem neste momento.
“Dentre os temas constantes da revisão do plano, o Patrimônio Cultural vem sendo abordado pela Comissão de Revisão do Plano Diretor, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e composta por técnicos das várias secretarias da prefeitura, cujo objetivo final será o estudo da legislação existente sobre o assunto e elaborada em 1992 e a proposta de uma nova, que contemple entre outros, integralmente o artigo 216 da Constituição Federal”, disse.
A arquiteta da Secretaria de Planejamento Urbano e membro da Comissão de Revisão do Plano Diretor, Agda Fortes, declarou que “a comissão, ao lado do Nuepac, tem como meta fomentar pesquisas e construção de conhecimento sobre o campo do patrimônio cultural do município”.
A arquiteta e professora do Centro Universitário Geraldo Di Biase Andrea Auad, fala sobre a importância de realizar a oficina.
“Nosso objetivo é organizar conteúdo, juntamente com a sociedade, para embasar as ações previstas para um Fórum sobre Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio Cultural de Barra Mansa, a ser realizado posteriormente”.
O Secretário de Planejamento Urbano, o arquiteto Ronaldo Alves, abrirá a oficina expondo aos participantes a importância deste debate para a cidade. A oficina contará com a participação do arquiteto José Roberto Gomes, um dos organizadores da oficina, que abordará aspectos e conceitos relativos ao patrimônio cultural e ao tombamento destes bens, além da arquiteta e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Geraldo Di Biase, professora Andrea Auad, que apresentará o tema Bens Simbólicos e Valores Culturais e, também, a professora e historiadora Brenda Coelho, coordenadora do NUEPAC e consultora da UNESCO lotada no IPHAN, que abordará os procedimentos de pesquisa para a elaboração de inventários e suas diferentes metodologias baseadas no conceito de patrimônio cultural como documento histórico.
A oficina será dividida em duas partes: na primeira, haverá uma roda de conversa com os palestrantes convidados e os participantes, que abordarão os temas relacionados ao patrimônio cultural da cidade. Numa segunda parte, os participantes serão divididos em grupos de trabalho e participarão de uma ação pedagógica reflexiva, buscando apontar problemáticas, soluções e questões com base nos temas debatidos. Todo o encontro terá a duração de 4 horas, contando com 15 minutos de intervalo.
As inscrições poderão ser feitas entre 13h30 e 14h na entrada da Sala de Espetáculos, localizada no Parque da Cidade, no Centro de Barra Mansa. A abertura dos trabalhos será as 14h. A organização recomenda evitar atrasos para cumprir com um compromisso mais amplo e ético com o trabalho.
Serviço
Local: Sala de Espetáculos Tulhas do Café
Data: 26/03/2015
Horário: 13h30
GRATUITO
CONTATO: projetos03.plan.urb@barramansa.rj.gov.br
PROGRAMAÇÃO
13h30: Inscrição e recepção dos participantes
14h: Abertura (Ronaldo Alves, Secretário de Planejamento Urbano)
14h05: Conferência 1 – Patrimônio Cultural e Tombamento (José Roberto Gomes, arquiteto da Secretaria de Planejamento Urbano e coordenador da Comissão de Revisão do Plano Diretor)
14h30: Conferência 2 –Bens Simbólicos e Valores Culturais (Andrea Auad, arquiteta e professora do Centro Universitário Geraldo Di Biase)
14h55: Conferência 3 – Métodos e Pesquisas de Inventários: O patrimônio Cultural como Documento Histórico (Brenda Coelho, historiadora e coordenadora do Nuepac)
15h20: Explicação sobre a dinâmica das ações pedagógicas
15h25: Intervalo
15h40: Grupos de Trabalho
Grupo 1: Proposta de lei para o Patrimônio Cultural de Barra Mansa (Coordenador: José Gomes)
Grupo 2: Inventário e Preservação (Coordenadoras: Andrea Auad e Brenda Coelho)
Grupo 3: Patrimônio Histórico (Coordenador: Nikson Salem- ABH)
16h40: Apresentação do Grupo 1
16h55: Apresentação do Grupo 2
17h10: Apresentação do Grupo 3
17h20: Encerramento
17h30: Término